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Precificação de serviços: 5 passos para se destacar no mercado

Precificação de serviços correta e lucrativa: 5 passos

Aprenda a precificar seus serviços com passos simples e 100% efetivos

A precificação de serviços não é uma tarefa fácil, mas é essencial para que um negócio se mantenha ativo.

Nesse processo é preciso levar em conta vários fatores e é aí que muitos profissionais se perdem.

A precificação também deve envolver análises, afinal, conseguir as melhores condições para o cliente e refletir isso nos seus preços é um fator diferencial no mercado.

E você sabia que tem filme por aí que te ensina sobre valor e preço? Vamos entender melhor sobre isso!

Que saber tudo para precificar bem? Estamos aqui para te ajudar. 

Vamos mostrar como evitar cobrar muito pouco, ou muito mais do que o mercado, e garantir que o seu preço seja justo e atraente?

Acompanhe até o fim e aprenda mais!

Como realizar a precificação de um serviço?

Precificação é o processo de definir o valor monetário, que será cobrado do cliente, por um produto ou serviço. 

É uma etapa importante para garantir a rentabilidade e a competitividade de um negócio.

Veja abaixo os passos que separamos para sua precificação;

1- Separe preço de valor

Um certo homem precisava de um time de beisebol, porém ele não tinha um bom orçamento para contratar.

Ou seja, o preço que ele precisava pagar para contratar jogadores de “elite” era muito alto, e muitas vezes nem refletia o valor dos jogadores no seu time. 

O que ele fez? Desistiu? Não!

Ele contrata um jovem economista, que desenvolveu um sistema de análise de dados, para avaliar o desempenho e o potencial dos jogadores.

Até então, ele tinha olhado apenas para o preço, sem considerar o valor. 

Ele, por outro lado, usou uma abordagem baseada em dados.

Analisou estatísticas, que não eram tradicionalmente consideradas, como porcentagem de rebatidas com runners, na base e porcentagem de strikeouts.

Tal abordagem permitiu que ele identificasse jogadores subvalorizados. 

Essa é a história de Billy Beane, retratada no filme “O Homem que Mudou o Jogo”. 

Em resumo: Beane contratou esses jogadores por preços baixos, o que permitiu ao Oakland Athletics – time que ele dirigia – construir um time competitivo com um orçamento limitado.

Mas o que isso tem a ver com a precificação? O valor não é o preço!

O filme ilustra a importância de analisar dados e considerar o valor. Muitas vezes, seu serviço não demonstra, no preço, o valor que tem.

Você pode estar perdendo dinheiro por vender com um preço abaixo do valor real, e vice-versa

Ao usar dados para identificar oportunidades de valorização, as empresas podem aumentar sua eficiência e competitividade.

Essa é uma forma de precificação baseada no valor, na inovação e na otimização, que pode gerar resultados surpreendentes, mas que desafia as tradições e as convenções do mercado.

Vamos ver como fazer isso? Confira!

2- Análise o seu mercado

Como você viu no exemplo acima, o conhecimento do seu mercado é essencial para encontrar as informações importantes para uma empresa.

Isso também se reflete na precificação.

Logo, para precificar os seus serviços é preciso conhecer o seu mercado. 

Ou seja, significa pesquisar quem são os seus clientes potenciais, quais são as suas necessidades, expectativas e dores, e quanto eles estão dispostos a pagar pelo seu serviço.

Também significa analisar os seus concorrentes, pontos fortes e fracos, e como eles cobram pelos seus serviços.

Essas informações vão ajudá-lo a definir o seu posicionamento no mercado, o seu público-alvo e o seu valor agregado. 

3- Calcule seus custos

Agora é hora de calcular os seus custos. A exemplo de Billy Beane, você deve respeitar seu orçamento.

Isso também significa fazer dinheiro, o suficiente, para honrar seus compromissos e pode aumentar o teto do seu orçamento atual e poder investir melhor.

Para isso, analise custos fixos, variáveis, diretos e indiretos.

4- Defina a sua margem de lucro

Ainda pensando em seus custos, precisamos falar da margem de lucro e sua importância na precificação.

A margem de lucro é a porcentagem que você adiciona aos seus custos para obter o seu preço de venda.

Essa margem deve ser suficiente para cobrir os riscos do negócio, gerar uma remuneração adequada para você e permitir o crescimento da empresa.

Por isso, deve ser determinada antes da precificação, para garantir que o preço cobrado não seja suficiente para atingir essa margem e te deixar no prejuízo.

Separamos mais um artigo para você! Veja e aprenda mais sobre a margem de lucro 

5- Avalie o valor percebido pelo cliente

Voltando ao tema valor: é preciso saber como avaliar o valor percebido pelo cliente. 

O valor percebido é o benefício que o cliente espera obter ao contratar o seu serviço, e que pode ser maior ou menor do que o seu preço de venda. Já falamos sobre isso, lembra?

O valor percebido depende de vários fatores, para avaliar considere:

Conte o nosso apoio especializado e mude o jogo na sua precificação

Aqui te ajudam a entender o potencial dos seus serviços e precificar de forma correta.

Te ajudaremos a aplicar alguns insights do filme, que podem ser aplicados à precificação, em outros contextos:

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