Precificação de serviços correta e lucrativa: 5 passos
Aprenda a precificar seus serviços com passos simples e 100% efetivos
A precificação de serviços não é uma tarefa fácil, mas é essencial para que um negócio se mantenha ativo.
Nesse processo é preciso levar em conta vários fatores e é aí que muitos profissionais se perdem.
A precificação também deve envolver análises, afinal, conseguir as melhores condições para o cliente e refletir isso nos seus preços é um fator diferencial no mercado.
E você sabia que tem filme por aí que te ensina sobre valor e preço? Vamos entender melhor sobre isso!
Que saber tudo para precificar bem? Estamos aqui para te ajudar.
Vamos mostrar como evitar cobrar muito pouco, ou muito mais do que o mercado, e garantir que o seu preço seja justo e atraente?
Acompanhe até o fim e aprenda mais!
Como realizar a precificação de um serviço?
Precificação é o processo de definir o valor monetário, que será cobrado do cliente, por um produto ou serviço.
É uma etapa importante para garantir a rentabilidade e a competitividade de um negócio.
Veja abaixo os passos que separamos para sua precificação;
1- Separe preço de valor
Um certo homem precisava de um time de beisebol, porém ele não tinha um bom orçamento para contratar.
Ou seja, o preço que ele precisava pagar para contratar jogadores de “elite” era muito alto, e muitas vezes nem refletia o valor dos jogadores no seu time.
O que ele fez? Desistiu? Não!
Ele contrata um jovem economista, que desenvolveu um sistema de análise de dados, para avaliar o desempenho e o potencial dos jogadores.
Até então, ele tinha olhado apenas para o preço, sem considerar o valor.
Ele, por outro lado, usou uma abordagem baseada em dados.
Analisou estatísticas, que não eram tradicionalmente consideradas, como porcentagem de rebatidas com runners, na base e porcentagem de strikeouts.
Tal abordagem permitiu que ele identificasse jogadores subvalorizados.
Essa é a história de Billy Beane, retratada no filme “O Homem que Mudou o Jogo”.
Em resumo: Beane contratou esses jogadores por preços baixos, o que permitiu ao Oakland Athletics – time que ele dirigia – construir um time competitivo com um orçamento limitado.
Mas o que isso tem a ver com a precificação? O valor não é o preço!
O filme ilustra a importância de analisar dados e considerar o valor. Muitas vezes, seu serviço não demonstra, no preço, o valor que tem.
Você pode estar perdendo dinheiro por vender com um preço abaixo do valor real, e vice-versa
Ao usar dados para identificar oportunidades de valorização, as empresas podem aumentar sua eficiência e competitividade.
Essa é uma forma de precificação baseada no valor, na inovação e na otimização, que pode gerar resultados surpreendentes, mas que desafia as tradições e as convenções do mercado.
Vamos ver como fazer isso? Confira!
2- Análise o seu mercado
Como você viu no exemplo acima, o conhecimento do seu mercado é essencial para encontrar as informações importantes para uma empresa.
Isso também se reflete na precificação.
Logo, para precificar os seus serviços é preciso conhecer o seu mercado.
Ou seja, significa pesquisar quem são os seus clientes potenciais, quais são as suas necessidades, expectativas e dores, e quanto eles estão dispostos a pagar pelo seu serviço.
Também significa analisar os seus concorrentes, pontos fortes e fracos, e como eles cobram pelos seus serviços.
Essas informações vão ajudá-lo a definir o seu posicionamento no mercado, o seu público-alvo e o seu valor agregado.
3- Calcule seus custos
Agora é hora de calcular os seus custos. A exemplo de Billy Beane, você deve respeitar seu orçamento.
Isso também significa fazer dinheiro, o suficiente, para honrar seus compromissos e pode aumentar o teto do seu orçamento atual e poder investir melhor.
Para isso, analise custos fixos, variáveis, diretos e indiretos.
4- Defina a sua margem de lucro
Ainda pensando em seus custos, precisamos falar da margem de lucro e sua importância na precificação.
A margem de lucro é a porcentagem que você adiciona aos seus custos para obter o seu preço de venda.
Essa margem deve ser suficiente para cobrir os riscos do negócio, gerar uma remuneração adequada para você e permitir o crescimento da empresa.
Por isso, deve ser determinada antes da precificação, para garantir que o preço cobrado não seja suficiente para atingir essa margem e te deixar no prejuízo.
Separamos mais um artigo para você! Veja e aprenda mais sobre a margem de lucro
5- Avalie o valor percebido pelo cliente
Voltando ao tema valor: é preciso saber como avaliar o valor percebido pelo cliente.
O valor percebido é o benefício que o cliente espera obter ao contratar o seu serviço, e que pode ser maior ou menor do que o seu preço de venda. Já falamos sobre isso, lembra?
O valor percebido depende de vários fatores, para avaliar considere:
- Mercado
- Necessidade e desejos do público-alvo
- Concorrentes
- Característica do serviço
Conte o nosso apoio especializado e mude o jogo na sua precificação
Aqui te ajudam a entender o potencial dos seus serviços e precificar de forma correta.
Te ajudaremos a aplicar alguns insights do filme, que podem ser aplicados à precificação, em outros contextos:
- Não se limite aos dados tradicionais
- Identifique oportunidades de valorização
- Use dados para tomar decisões informadas
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